Há vários sinais característicos do orgulho espiritual, quero destacar alguns que podem nos ajudar a identificá-los primeiramente em nós e depois permitindo deus nas outras pessoas, apenas com o objetivo de ajudá-las e nunca humilha-las ou se compara-las as mesmas com um espírito de superioridade, pois agindo assim já encontramos em nós um sinal de orgulho espiritual.
Em primeiro lugar o orgulho espiritual gosta de admirar suas próprias experiências espirituais e considera-se superior aos outros, estes cristãos não gostam de trabalhar muitos em grupo e quando se sujeita a fazer que se destacar ou ser o centro das atenções, apenas suas idéias e opiniões são validas e corretas desprezando assim o que outros pensan e suas opiniões.
Deus disse ao seu povo através do profeta Isaías quem o seu povo a quem ele estendia a mão todo dia caminhava por um caminho que não era bom e seguia seus próprios pensamentos, este povo estava irritando a Deus pois estavam sacrificando em jardins, jardins estes plantados em honra dos deuses da fertilidade acreditava-se que por causa desses jardins a terra produzia boas colheitas. Depois disso diziam os filhos de Israel uns ao outros, “... Retira-te e não te chegues a mim, pois sou mais santo que tu...” ( Isaias 65:5), ou seja “... Não se aproxime muito de mim, você pode me contaminar ! Eu sou mais santo que tu...” Veja a que ponto chega este tipo de cristão, não gosta nem de se misturar com pessoas que aos seus olhos são menos espirituais que ele, pois sempre se consideram mais espirituais que os outros, e embora não exista a quarta pessoa da trindade e se houvesse uma eleição para tal cargo, ele se acharia a pessoa mais preparada para tal.
Jesus conta em uma de suas parábolas (Lc. 18:9-14) que dois homens subiram ao templo para orar, um era Fariseu e o outro um cobrador de impostos o fariseu estava impressionado com a sua própria espiritualidade, pois jejuava duas vezes por semana e era fiel com o seu dizimo, dava graças a Deus por ser melhor que a maioria das pessoas, ou seja os roubadores, injustos e adúlteros e se declarou ser melhor que o outro homem que estava do seu lado um cobrador de impostos. Por sua vez o cobrador de impostos lamentava seu estado de pecador e não se comparou com outras pessoas. Jesus explica que disse esta parábola para alguns que confiavam e si mesmos, crendo que eram justos e desprezavam ou outros, e terminou dizendo que o cobrador de impostos saiu do templo justificado por Deus e que qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo de humilhar será exaltado.
Por vezes encontramos pessoas com este sinal, e por vezes nos encontramos nesta situação, é um contraste com aquilo que o Senhor quer que sejamos, pois o orgulho é o sintoma contrario a humildade. Podemos ver que até Jesus se humilhou, pois “... sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tornando a forma de servo fazendo-se semelhante aos homens...” (Filipenses. 2:8), vamos encontrar muitas passagens onde vemos Jesus se misturando com cobradores de impostos, e com pessoas marginalizadas pelo povo, e vivemos isto todos os dias o Santo Deus se relacionando comigo e com você, homens e mulheres falhos e carentes da Sua graça.
Em segundo lugar a pessoa com orgulho espiritual não fica contente enquanto não pode ensinar a outros, esta convicta que é “... guia de cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestres de crianças...” (Romanos. 2.19-20). Vamos identificar este sinal em cristão orgulhosos que declaram saber de tudo, não necessitam que os ensinem, são achados tristes e derrotados e lamentam muito, se ficam decepcionados quando não são vistos assim, dignos de ensinar, e exigem que sejam usados na igreja para tal tarefa e se outro a faz, critica e fica aguardando a sua queda para dizer que tinha razão e que é a pessoa melhor qualificada para ensinar.
Ao contraria da pessoa humilde ela oferece seus talentos onde é necessário. Então podemos enxergar duas pessoas, uma que exige que sejam aproveitados os seus talentos e outra que oferece seus talentos, quem exige não fica contente enquanto os outros não estejam sentados aos seus pés para lhe ouvir. Alguém que exige que o deixe ensinar não é humilde o suficiente para ensinar de modo apropriado. A bíblia nos orienta a usar nossos dons para e edificação do corpo e não para promover auto-exaltação.
Podemos encontrar pessoas que acreditam ter aptidões para tal tarefa e lutam contra TUDO E CONTRA TODOS para mostrar que são capazes, muitas vezes não são, pois uma mente doente pode acalentar um desejo que não é para o bem de todos e sim para satisfazer um desejo do seu ego. E começa a enxergar que é a única pessoa que pode executar tal tarefa ou desenvolver um ministério na igreja, brotando assim um orgulho espiritual..
O apostolo paulo nos ensina”... Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo...” (Filipenses 2:3) o orgulhoso não consegue enxergar isto, sempre vai se achar mais espiritual que os outros, sempre vai se achar o mais capacitado e não consegue enxergar que opera nele um espírito que não é o Deus, pois pensar que é melhor que muitos. Que acredito que vive em pecado, pois transgride a palavra. Diz mais o apóstolo “... Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros...” (Filipenses. 2:4), ou seja, não atente apenas para os seus próprios interesses, outro sintoma de orgulho espiritual, tal cristão não pensa como corpo, e sim no que diz respeito a si mesma.
Pessoas humildes anseiam por ouvir e aprender diz a palavra de Deus “... Seja pronto para ouvir, e tardio em falar...” (Tiago 1:19). O orgulhoso como já dizemos não esta pronto a ouvir mas sempre preparado para falar, não admite que outra pessoas de uma opinião, pois sabe de tudo, é o contrário das pessoas humildes.
Em terceiro lugar pessoas com orgulho espiritual não conseguem ver seu próprio pecado, muitas vezes não reconhecem sua posição decaída, mas consegue enxergar as dos outros. Certa mulher todas as manhãs ao tomar o seu café se deparava com as roupas de sua vizinha que estendia em seu varal. Ficava indignada com o fato de que as roupas estavam sujas e manchadas, e repartia esta idéia com seu esposo que já estava cansado de ouvir a mesma coisa todos os dias que a sua vizinha estendia as roupas. Certa manhã ao tomar o seu café ao olhar para o quintal de sua vizinha percebeu que as roupas que estavam penduradas estavam limpas e branquinhas, no exato momento entra na coxinha a arrumadeira e diz “... Dona Zuleica ontem perdi boa parte da manhã limpando esta vidraça, gastei quase que um litro de produto...”
Daí tiramos a conclusão de que não era as roupas da vizinha que estavam sujas era o vidraça da dona zuleica que estava suja.
Jesus em sua palavra “... Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que esta no teu? Hipócrita tira primeiro a trave do teu olho e, então veras claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão...” (Mateus. 7:3-4).
O cristão orgulhoso não admite seus erros, como vemos o capitão Saul, sempre se justificava diante de Samuel e de Deus dos seus erros, seu orgulho lhe deixava cego. Ao contrario de Davi um homem segundo o coração de Deus que se dobrava diante Deus, e reconhecia os seus pecados “... Pequei contra ti, contra ti somente...” (Salmos. 51:4a). Esta pode se chamar à prova mais evidente do orgulho espiritual. “... Não consegue ver o seu próprio pecado...”
Mencionei até aqui os sinais de uma pessoa com orgulho espiritual. Menciono o remédio para isto – A CRUZ, se volte a ela caso você se encontre em algumas destas circunstancias, ou percebe que esta produzindo alguns destes sinais.
A CRUZ, olhe para ela, nela podemos encontrar o maior EXEMPLO de humildade A CRUZ, ame esta mensagem, viva esta mensagem a mensagem DA CRUZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário