sábado, 10 de outubro de 2009

O Supremo Deus Em Busca de Intimo Amigos


Lucas. 19:1-10

"...E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido..."



Zaqueu, que quer dizer “puro e justo” era o maioral dos publicanos em Jericó, era responsável pelos impostos e por todos os cobradores de impostos daquela região.
Segundo o texto de Lucas o Jovem Zaqueu quando ficou sabendo que Jesus estava na cidade, e que passaria próximo do local onde estava, resolveu subir em uma árvore, para melhor visualiza-lo, ele tomou esta atitude porque era um homem de baixa estatura e a multidão o atrapalhava.
Jesus é a Gloria de Deus manifesta aos homens, porém assim como Zaqueu era impedido ver esta glória, a igreja hoje pode ser impedia também, e quando digo igreja, digo nós, na sua individualidade. Somos muitas vezes impedidos de contemplar a glória de Deus, mas que impedimentos são estes. Torno a dizer, o Supremo Deus busca intimo amigos, mas será que esta tão difícil encontrar íntimos amigos, alguém que esforce um pouquinho, pois dificuldades vamos enfrentar, porém, podemos superá-las.

Tempo

Há uma frase conhecida para nós que é “... viver sem tempo para Deus é viver perdendo tempo...”, e quanto tempo temos desperdiçado.
Em média uma partida de futebol dura 90 minutos, um culto aos domingos gira em torno de 1 hora e meia. Não é pecado assistir um jogo, mas deixar de ir cultuar a Deus para assistir um jogo de futebol é muito preocupante, me faz Lembrar de Esaú, que trocou a sua primogenitura, por um prato de lentilhas.
O primogênito era o primeiro filho de um casal, gozava de certos direitos e privilégios que não eram partilhados pelos outros irmãos, detinha os direitos de sucessão da família e na falta do pai se tornava chefe e representante, porém podia ser vendida ou transferida ao irmão mais moço, e o que Esaú fez trocou o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. (Gen. 25:34), quantos pratos de lentilha já tomamos este ano.

Disponibilidade

Zaqueu, não viu outra saída, se não for a de subir em uma árvore, acredito que para Zaqueu não foi muito fácil subir uma árvore para ver o mestre, um pouco de esforço foi requerido de Zaqueu. Um pouco mais de esforço não nos prejudicará em nada e quem se esforça deseja algo, e desejo apenas não são suficientes se as suas inclinações interiores não forem santas, porém se o que lhe impulsiona é a sede e o desejo por Deus abençoada será a sua intimidade e se continuarmos tratando com descaso nossa intimidade com ele, pouca será a sua intimidade Ele o supremo Deus busca intimo amigos.

Imagine se Deus nos trata-se como muitas vezes o tratamos e fazemos pouco caso de sua presença em nossas vidas. Há se não é a sua misericórdia. Porém se semeio muito no reino de deus, muito colherei e se semeio pouco pouca intimidade terei. Quando Jesus contemplou Zaqueu, em cima daquela árvore disse “... Zaqueu desce depressa...”, Jesus tem pressa que nos tornemos íntimos amigos.
Este é o desejo de Deus para nossas vidas, esta é a maior necessidade da igreja nos dias atuais, porque o supremo Deus busca intimo amigos, pessoas que gostem de se relacionar com Ele, que tenham sede e fome da Sua presença, e que nunca desprezem o seu chamado. Jesus tem pressa de ver uma igreja assim, ele quer nos ver assim.

Nenhum comentário: