sábado, 3 de outubro de 2009

O arrependimento que produz arrependimento.





“...Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra...” (Oséias 6:3)

Introdução:

O profeta Oséias foi vocacionado por Deus para profetizar ao Reino de Israel que desmoronava espiritual e moralmente. Quando Oséias iniciou o seu ministério, Israel desfrutava de uma temporária prosperidade econômica, ou seja, profetizou em um período em que Israel gozava de uma prosperidade material e falência Espiritual. A profecia do Profeta Oséias era a ultima tentativa de Deus de em mais ou menos 30 anos levar Israel a arrepender-se de sua idolatria e iniqüidade, antes de serem levados cativos pelos Assírios. A profecia de Oséias era de revelar a Israel que:

1. Deus conserva o Seu amor ao seu povo e deseja intensamente redimi-lo de sua iniqüidade.

2. Que conseqüências trágicas se seguem quando povo persiste em desobedecer a Deus, e rejeitar o Seu Amor.

3. Deus embora julgue o pecado, deseja curar a restaurar o seu pecador.

Sabemos a história que Israel não ouviu a voz dos seus profetas e foram levados cativos para Assíria. Então este era panorama Histórico Bíblico do período do profeta Oséia um período de prosperidade material e falência Espiritual.

Neste período nasce no coração de Deus e pela boca do profeta uma das profecias mais cantadas no ano de 2000 no Brasil “... VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra...”.

1 - Conheçamos, e Prossigamos.

Como já mencionamos Israel estava andando em uma decadência espiritual, e a única saída era se voltar para Deus, e o primeiro passo era conhecer ao Senhor. Temos que entender que estaremos conhecendo ao Senhor ao passo que nos relacionarmos com ele, e é fato que quanto mais se aproximamos dele mais o conhecemos, e a forma mais eficaz de se conhecer aos Senhor é através de conhecimento bíblico e recheado com muita oração, suplica e ações de graças, quanto mais praticamos a leitura bíblica e quanto mais oramos mais conhecemos do Senhor, e Dele somos percebidos. Suas orações e devocionais vão fazer com que mais da presença dele haja em sua vida, e se pouco praticarmos estas coisas menos da presença dele teremos em nós. È preciso conhecer ao Senhor, para nós cristão é necessário conhecer ao Senhor, e não apenas saber que ele é bom, misericordioso, amoroso, compassivo em irar-se, Deus quer que eu você não fiquemos apenas nestes conceitos rudimentares, Deus quer que sejamos mais ousados em conhecer ao Senhor, e apreender a lição de Salomão “... Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. (Provérbios 2:4-5). O texto dá a entender que se buscarmos conhecer a Deus e adquirirmos sabedoria de Deus da mesma forma que buscamos alcançar êxito nas minhas realizações pessoais ou no empenho de adquirir bens, seremos muito bem aventurados, e sairemos dos conhecimentos rudimentares, reconheça que você necessita conhecê-lo,

O segundo passo é prosseguir em conhecer ao Senhor, prosseguir é uma tarefa que não é das mais fáceis, porém não é impossível, não é uma missão impossível, pois na medida em que conhecemos aos Senhor, seus conhecimento vãos nos levar a prosseguir em conhecê-lo mais, ou seja seremos insaciáveis, seremos mais sedentos, teremos mais fome de Deus e da Sua palavra, ao contrario do alimento que sustenta o nosso corpo, quando estamos cheios não queremos mais, isso não deve ser peculiar aos novos convertido que se esforçam em conhecer ao Senhor de uma forma desesperada, estão presentes nos cultos nas reuniões de Oração, nos estudos Bíblicos, são devocionais e cheios de vontade de conhecer a aquele que um dia morreu na Cruz por eles, Seja sempre desesperado por Deus por Jesus e pelo Doce Espírito Santo. O seu Alvo é adquirir conhecimento de Deus junto com algo chamado Graça, que pode ser entendida também não apenas como o favor imerecido de Deus para com o Homem através do sacrifício de Jesus no Calvário, mas pode ser traduzido pela presença manifesta de Deus através da Sua vida mas será que Deus tem se manifestado através das nossa vidas, alguns podem dizer, Deus tem outros podem com Tristeza dizer Deus não tem, mas não porque ele não seja capaz, mas porque nós estamos distante Dele, por isso o Titulo deste Sermão O ARREPENDIMEMNTO QUE PRODUZ AMADURECIMENTO.

Não é vergonhoso para ninguém reconhecer que Deus não manifesta mais suas maravilhas através de sus vida porque estas muito longe Dele, a profecia de Oséias foi uma profecia de Deus para levar Israel ao arrependimento, ele disse Vinde, e tornemos ao Senhor, que serve para Igreja nos dias de hoje, para crentes e não crentes, mas há crentes na igrejas que precisam se voltar para Jesus ? Podemos dizer com tristeza há crentes dentro da Igreja que necessitam se voltar para Jesus e rápido necessitam de uma Chuva poderosa de Deus necessitam da chuva Serôdia, mas esta chuva esta constantemente sendo derramada sobre a Igreja, esta chuva que começou no dia de pentecoste não para de jorrar, então entendemos que nós devemos nos colocar debaixo desta chuva deve haver uma pré-disposição da nossa parte, para ficarmos encharcados da presença de Deus em nossas vidas e assim amadureceremos.
Pois esta chuva simboliza a Obra do Espírito Santo na Igreja, Esta Chuva caia entre março e Abril, logo antes da colheita auxiliando no amadurecimento dos Frutos. Foi por isso que disse o profeta “...; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra...’, ou seja, o verdadeiro arrependimento do povo de Deus resultaria em um renovo da vida espiritual, então ao passo que nós nos acheguemos diante de Deus para o conhecer melhor, ele virá como chuva, trazendo bênçãos espirituais produzindo o amadurecimento. Mas o arrependimento é preciso, para poder amadurecer.

Conclusão:

O fruto só esta bom quando esta maduro, ninguém aqui come fruto verde, pois alguns amargam o boca. Assim é o senhor na sua Igreja ele derrama constantemente a chuva serôdia para produzir o amadurecimento. Este é o convite de Deus para os sedentos. Conheça-me e prossiga em me conhecer!!!!!!

Nenhum comentário: