sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eu sou do meu amado.

“ANI LE-DODI VÊ-DODI LI”
יל ידודו ידודל ינא


1. O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3. refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão (vara) e o teu cajado me consolam.
5. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.


Davi foi um pastor de ovelhas, ele não usa a ovelha no sentido figurado apenas ele cuidou de ovelhas ele sabia o que era realmente cuidar de ovelhas por isso com muita propriedade pode recitar esta bela canção ao Senhor que até hoje fala aos nossos corações e a cada vez que a lemos DEUS fala de uma forma diferente conosco.

Davi começa a recitar dizendo que o “Senhor é o meu pastor”, ele tinha Deus como o seu guia seu mestre e seu Senhor, tinha DEUS como um grande pastor e sabia que este grande pastor estaria sempre cuidando dele. Davi reconhecia que Deus era o Senhor da sua vida e em outras palavras DEUS era o Seu Dono e que não era mais dono das suas vontades e desejos, mas prevalecia sim à vontade do Senhor em sua vida, Cantares 6:3 esta escrito: “... Eu sou do meu amando e o meu amado é meu, ele pastoreias entre os lírios...” podemos mais uma vez dizer ao Senhor nesta noite “....SENHOR TÚ ES MEU E EU SOU TEU, NÃO SEJA MAIS A MINHA VONTADE MAIS A TUA...”

Ter DEUS como Pastor é muito bom e Jesus nos ensina que Ele (Jesus) é o Bom Pastor e que dá a sua vida por suas ovelhas, temos a certeza de que o Senhor é bom e com segurança podemos entregar a nossa vida sem reserva nas mãos deste Bom Pastor, e um dos objetivos deste Bom Pastor é o nosso bem estar e saiba mais ele quer a nossa companhia, não que Deus seja solitário, mas ele quer estar perto das suas ovelhas. Ele quer que tenhamos um relacionamento com Ele não longe, mas sim de perto.

“Nada me faltará” em outra tradução diz: “O Senhor é o meu pastor e por isto nada me pode faltar”, esta segunda parte do texto nos ensina que confiar em Deus é bom e Davi tinha certeza que tendo O Senhor como Seu pastor, e sabendo que o pastor faz de tudo para o bem estar da sua ovelha ele recita com toda certeza “nada me faltará” ou nada pode me faltar”, porque Deus o Senhor da sua vida era o Pastor e eu sou do meu amado e ele é meu. O Senhor nunca irá nos levar a uma terra seca, exceto se não for para o nosso crescimento, para o nosso amadurecimento e para obtermos experiências com Ele como fez com o profeta Ezequiel no vale de ossos secos, porém o Pastor de Davi o leva para repousar em um pasto verdejante, bem como para junto de águas de descanso. Estas águas eram pequenas lagoas onde as ovelhas podiam encontrar refrigério e repouso.

A igreja uma pequena lagoa, onde as ovelhas encontram descanso e refrigério e nós os pastores preocupados com o bem estar das ovelhas e conscientes da nossa missão sem nunca esquecermos que precisamos da ação do Espírito Santo, pois é Ele que convence o pecador, e assim mais ovelhas estarão bebendo das águas deste lago.

Jesus disse um dia que “... aquele que beber da águas que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrario, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna...” (Jo. 4:14) então digo que é a igreja deve estar cheia de água, que é a palavra de Deus recheada com unção e graça.

A igreja deve estar cheia destas águas que jorram do trono de Deus, para que pessoas e mais pessoas sejam restauradas, e nós também. Seja então também aquele que estará conduzindo ovelhas para estes lagos para que encontrem descanso e refrigério.

A vara é um instrumento de proteção usado pelo pastor para proteger as ovelhas de animais ferozes a Bíblia nos ensina que o diabo anda ao nosso derredor querendo uma brecha para nos destruir, a Bíblia nos ensina também que a ação do nosso inimigo se resulta em roubar, matar e destruir, porém se o Senhor é o seu pastor e é Senhor da sua vida, ou seja, Seu Dono e se declaro confiante que “... Eu sou do meu amando e o meu amado é meu...”, não temeremos porque o nosso pastor nunca vacila.

O cajado é um instrumento de orientação, era usado sempre quando as ovelhas se desviavam do destino, uma ovelha que se desvia do destino e escolhe outros pastos para se alimentar poderão encontrar algumas ervas amargas e nocivas a sua saúde espiritual e até física. As que escolhem andar sem a direção do Pastor poderão facilmente ser alvo dos lobos, o que nos resta então é seguirmos as orientações do nosso pastor.

O Cajado não pode ser utilizado por qualquer um que queira usá-lo e sim aqueles que o Senhor escolher. Mas uma palavra eu te digo estar sempre próximo da Vara e do cajado do pastor é necessário para sobreviver.

Nenhum comentário: