domingo, 27 de novembro de 2011

Cuidado com o palco !!!!!



                       Dentro da nossa "Rock Star -American Idol cultura", muitas vezes, a meta é toda sobre ter - e manter - o centro das atenções. Como cristãos, pertencemos a um Reino Maior que no mínimo se pronuncia exatamente o oposto; e ainda líderes de louvor e adoração devem lutar regularmente com a dinâmica de estar no palco na frente de multidões.
                          Mesmo o típico "serviço de louvor e adoração" configurado em (plataforma, microfones, holofotes, etc) por exemplo, forçam seus líderes a caminharem perigosamente próximos a elementos como o "estrelismo" e ao mesmo tempo precisam assegurar que a atenção da congregação fique somente em Deus.
                       Existe um modelo sacerdotal descrito em 1 Crônicas como "ministério para o Senhor". Os levitas não "lideravam as pessoas" no culto, mas sim foram encarregados com a tarefa de "cantar louvores a Deus dia e noite", no templo. Eles cantaram para o Deus Invisível - uma audiência de UM. Quantas vezes ministramos a Deus em particular? O ideal é moldar nossa ministração do louvor e adoração no culto principal ao que fazemos em particular. Um hábito saudável é a "prática" do culto ao longo da semana, criando algum tempo a sós com Deus e cantando canções e orações a Ele.
                          Muitas vezes eu vou ao lugar sagrado da igreja sozinho ou com alguns membros do núcleo da minha equipe e vamos ler as Escrituras em voz alta, especialmente salmos, que é o vocabulário da adoração. Começamos tocando um violão ou teclado muito simples para criar uma atmosfera de adoração recitando e cantando salmos e orações sinceras.
                           Isso pode parecer um pouco forçado no início, talvez mecânico, mas se você insistir em "aparecer" para abençoar o Senhor em particular, você começará a sentir mais de sua presença e autoridade em seu ministério público.
                        O outro aspecto do nosso ministério é Pastoral.
                      Os guitarristas e cantores são "um centavo de uma dúzia", como diz o ditado. Mas aqueles que dão o seu tempo e talentos a serviço de Deus e ao Seu povo são raros.
                       Jesus perguntou a Pedro: "Você me ama?" Pedro então lhe respondeu: "Sim Senhor". "Apascenta as minhas ovelhas." Peça ao Senhor para dar-lhe o Seu coração pela comunidade que você serve.
                       Antes que você demita sua equipe de ensaio, leve-os à frente do palco e os faça olhar para os lugares vazios. Peça-lhes para imaginar as pessoas que vão estar ali sentadas na próxima semana e incentive sua equipe a orar pelos indivíduos e as famílias que estarão nesses lugares. Este é um poderoso exercício que ajuda você e sua equipe a cultivarem o coração de Deus e o amor pelas pessoas que servem.
                         Gostaria de encorajá-lo a inclinar-se em mais um tom de conversação em seu estilo de liderança; como você começa o seu serviço. As pessoas não gostam de receber gritos, manipulação, artificialidade e até sensacionalismo. Se você lidera cinqüenta, trezentas, ou mais de mil pessoas, o objetivo é ser tão autêntico e sincero possível. Nós não temos que ser excessivamente emotivos. As pessoas respondem melhor quando sentem que alguém é como elas mesmas.
                       Na verdade, eu costumo sempre orar baixinho como meu respirar antes de ir para a plataforma. "Senhor, correndo o risco de ser chato, por favor, me dê a coragem de ser quem eu sou em Ti nada mais, nada menos."
                      Todos nós temos batalhas, nossas inseguranças de maneiras diferentes, mas praticando o nosso ministério para o Senhor e orando pelas pessoas que servimos chegaremos a um longo caminho na distinção entre o desempenho e a eficácia do ministério.
                      Vamos determinados a terminar bem, ajudando e facilitando com diálogo ao longo da vida e com senso de comunidade entre Deus e o povo que Ele nos chamou para servir.
Paul Baloche
Paul é o líder de louvor e adoração na Comunidade Fellowship em Lindale, Texas, e é casado com Rita.
Suas canções incluem "Abra os olhos do meu coração", "(Hosanna) Praise Is Rising" e " Nosso Deus Salva ".

Nenhum comentário: