Texto: Provérbio 24:10.
“Se te mostras fraco no dia da angustia, a tua força é pequena” – REVISTA E ATUALIZADA.
“Se desfaleces no dia da adversidade, diminuto é o teu valor”. - BÍBLIA HEBRAICA.
“Se fica desesperado quando tem que enfrentar muitos problemas, você é um fraco...” – LINGUAGEM DE HOJE.
“Se te mostrares frouxo no dia da angustia, a tua força é pequena”. – BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.
Se te mostrares fraco, frouxo, desfalecido no dia da angustia, no dia da adversidade, resultado da escassez, resultado de um momento de aperto, resultado de um momento de aflição, a tua força é pequena.
Disse Jesus:
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflição, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (João 16:33)
Disse Jesus:
“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: que comeremos? que beberemos? ou: com que nos vestiremos? porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e todas estas coisa vos serão acrescentadas. portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. (Mateus 6:31 A 34).
O Salmista disse:
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sal.46:1).
O profeta Jonas no ventre do grande peixe orou ao senhor:
“E disse: na minha angustia, clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei e tu me ouviste a voz”. (Jonas 2:2)
Deus disse por intermédio do profeta Isaías:
“Quando passares pelas águas, eu serei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador, dei o Egito por teu resgate, e a Etiópia e Seba por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, eu te amei, darei homens por ti e os povos pela tua vida. Não temas porque sou contigo” (Isaías 43:2 À 5a)
O último Apóstolo disse:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Paulo - Filipenses 4:6).
Damos graças ao Senhor, pois a cada dia nos permite enfrentar um desafio para descobrirmos o nosso valor, parece até uma utopia, porém apenas quando somos desafiados descobrimos quem nós somos.
Quem já não foi surpreendido vencendo um desafio em Deus, e logo após ter alcançado êxito disse; Como consegui ? Como fiz isto?, Assim reconhecemos a ação do Senhor nas nossas vidas, realmente
“ DEUS SUPEROU AS MINHAS EXPECTATIVAS”.
“ DEUS SUPEROU AS MINHAS EXPECTATIVAS”.
Aprendemos que onde há incredulidade não há milagres, onde não há fé, não há o sobrenatural de Deus, não foi assim que aconteceu em Nazaré, Jesus “...não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles...” (Mateus 13:58)
Jesus não achou muita fé em Nazaré, ali Ele encontrou muitas dificuldades, uma delas era por ser natural daquele lugar, e o boato que corria na cidade era “Não é este o filho do carpinteiro” (Mateus 13:55).
O texto nos esclarece que se nós nos mostramos fraco, frouxo, desfalecido no dia da angustia, no dia da adversidade, resultado da escassez, resultado de um momento de aperto, resultado de um momento de aflição, nossa força é pequena.
No dia da angustia, no dia da adversidade, descobrimos quem nós somos. No dia da angustia, no dia da adversidade temos duas saídas, ficar e enfrentar ou correr, qual tem sido a nossa escolha.
O texto de II Samuel 23:11, nos ensina a História do valente Sammá, diz o texto; “Depois dele, Sammá, filho de Age, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus”.
O valente Sammá ficou e defendeu a propriedade, enfrentou seus inimigos, não recuou como os demais, e o Senhor efetuou grande livramento.
Nossa vida é repleta de desafios, não teremos descanso, vamos lutar pela nossa família, vamos lutar para permanecermos empregados, vamos honrar nossos compromissos financeiros, vamos suar a camisa para trazer o pão para nossas mesas.
Não podemos correr diante de todos estes desafios que a nós é imposto, vamos fazer como Sammá, vamos ficar firmes, enfrentar os desafios, e o Senhor efetuará grandes livramentos.
Não podemos desfalecer no dia da adversidade, mesmo que o desafio seja aparentemente grande demais para nós, “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.
O Faraó do Egito nos dias de José iria enfrentar um grande problema, sócio-econômico, recebeu a notícia que passaria por 07(sete) anos de fartura e 07(sete) anos de miséria, e precisava de um homem sábio e ajuizado para administrar e enfrentar o desafio.
Não havia homem mais ajuizado e sábio que José, pois o próprio faraó disse que em José habitava o Espírito de Deus. José aceitou o desafio e o Senhor efetuou grande livramento, nos dias de fartura guardaram e nos dias de fome foram saciados. Com a ação sobrenatural de Deus, um pouco de juízo e sabedoria o desafio que parecia ser grande, passou por despercebido.
Deus não despreza um coração quebrantado e contrito, “E disse: na minha angustia, clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei e tu me ouviste a voz”, na hora do aperto Jonas clamou, e o senhor ouviu a sua voz. Clame ao Senhor em todo tempo e não só quando se deparar com um desafio.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Paulo - Filipenses 4:6).
Não ande ansioso de coisa alguma, aprenda a descansar em Deus, Deus tem sempre um final feliz para nós, vai depender exclusivamente de nós desfrutar deste final feliz. Deus disse através do profeta Oséias “O meu povo esta sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”.(Oséias 4:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário