quarta-feira, 9 de junho de 2010

VIVENDO O EVANGELHO PRA VALER



 
  
"...Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus..." (Mateus 5: 13 -16)

Há indícios que todas as culturas antigas temperavam seus alimentos usando sal, tanto para suprir eventuais deficiências deles como para melhorar o sabor. Há registros do uso do sal para conservar alimentos em antigas culturas às margens do Nilo, no Egito, há oito mil anos. Saiba que guerras foram travadas pelo controle de minas de sal que, em determinados momentos da história, foi mais valioso que o ouro.

I- Vós sois o sal da terra

Jesus acreditamos que momentos depois de ensinar aos discipulos que Bem-aventurado os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mateus 5:2-12), começa a ensinar um dos seus mais importantes ensinamentos:

“... Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens...” (Mateus 5:13)

Já apreendemos que o sal serve para tornar um alimento mais saboroso, Jesus sabendo disso nos ensina que devemos ser o sal desta terra, a nossa nação precisa deste elemento, nossas igrejas precisam ser sal, nós precisamos ser sal, se não formos sal, nossa sociedade, nossos parentes e amigos, viverão uma vida sem sabor e sem graça. Eu quero viver o evangelho pra valer, mas encontro-me numa posição que não posso salgar a vida de ninguém, e quando nos encontramos assim necessitamos ser restaurados, renovados, precisamos rever alguns conceitos e prioridades. O Senhor Jesus disse “... Vós sois o sal da terra...”, esta palavra é uma afirmação, somos despenseiros da graça de Deus, nós temos condições de sobra, pois em nós habita o Espírito do Deus excelente, do nosso interior flui graça, cura, restauração e vida. Irmãos se perdermos o foco deste chamado estaremos inseridos na parte “b” do versículo, e não queremos estar inseridos nos seu contexto.  Se nossas famílias precisam de sal, estamos no lugar certo, expostos a glória do Deus, sendo ministrados por uma palavra de Deus, que se colocada em prática e vivenciada todos os dias, colheremos frutos. Eu quero viver o evangelho pra valer, eu quero que pessoas quando se aproximem de mim se distanciem felizes e bem consigo mesmo, mas isso só irá acontecer se for sal.

Jesus nos alerta que “... se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor...”, podemos encontrar cristãos que não estão bem consigo mesmo, que não estão se aprovando com base nas suas próprias ações, cristãos amargurados, infelizes no trabalho, na família, e realmente estes não podem ser sal na vida de ninguém necessitam ser restaurados e renovados. Se houver algum ser aqui hoje nestas condições, digo que você esta lugar certo, exposto a glória do Deus, sendo ministrados por uma palavra de Deus, que se colocada em prática e vivenciada todos os dias, este quadro mudará. Eu quero viver o evangelho pra valer, não serei jogado fora e pisado pelos homens. Um poeta no nosso século muito preocupado com a Igreja e com a qualidade de cristãos que algumas igrejas estão produzindo e verificado que valores estavam sendo invertidos e que ser Sal não estava sendo uma das prioridades dos cristãos disse:

O Evangelho

Eu sinto verdadeiro espanto no meu coração
Em constatar que o evangelho já mudou.
Quem ontem era servo agora acha-se Senhor
E diz a Deus como Ele tem que ser ...

Mas o verdadeiro evangelho exalta a Deus
Ele é tão claro como a água que eu bebi
E não se negocia sua essência e poder
Se camuflado a excelência perderá!

O evangelho é que desvenda os nossos olhos
E desamarra todo nó que já se fez
Porém, ninguém será liberto, sem que clame
Arrependido aos pés de Cristo, o Rei dos reis.

O evangelho mostra o homem morto em seu pecar
Sem condições de levantar-se por si só ...
A menos que, Jesus que é justo, o arranque de onde está
E o justifique, e o apresente ao Pai.

Mostra ainda a justiça de um Deus
Que é bem maior que qualquer força ou ficção
Que não seria injusto se me deixasse perecer
Mas soberano em graça me escolheu

É por isso que não posso me esquecer
Sendo seu servo, não Lhe digo o que fazer
Determinando ou marcando hora para acontecer
O que Sua vontade mostrará.
Paulo Cesar.

Jesus continua dizendo:

“... Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa...” 

A luz foi criada para dissipar as trevas, pois as trevas conforme o relado de Gênesis 1:1 “... cobriam a face do abismo...” e Deus começou a arrumar o caos.

O Salmista no salmo 119 escreve:

 “... Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho...” (sal. 119:105).

Aqueles que um dia foram iluminados pelo Senhor Jesus, não perdem o seu brilho, sempre haverá um fachinho de luz aparente. O Senhor Jesus no livro de Isaías é mencionado como aquele que estaria levando luz a uma terra aflita e que vivia na escuridão
“... Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz...” (Isaias 9:1-2)

O papel da Igreja é ser luz, nossa nação precisa ser iluminada, nossa família precisa ser iluminada e Jesus nos colocou em um lugar apropriado para iluminar a todos, pois ele nos acendeu e não nos colocará debaixo de uma vasilha ou alqueire (Alqueire designava originalmente uma das bolsas ou cestas de carga que se punha, atadas, sobre o dorso e pendente para ambos os lados dos animais usados para transporte de carga.) . A sociedade clama por uma postura cristã de viver, a família clama por uma postura crista para resolver conflitos, temos que ser luz e viver o evangelho pra valer.

Irmãos este tema não sai da minha mente, nesta semana decidi em meu coração viver o evangelho pra valer, e de joelhos disse ao Senhor na sala da minha casa e isto se transformará em canção:
   
“... Hoje começa um novo tempo, tempo de renuncia, tempo de renovo, tempo de buscar a face de Deus e se encher do seu Espírito, tempo de viver o evangelho de Jesus, morrendo para mundo e vivendo para glória de Deus...”   

Jesus termina dizendo:

“... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus...”

Se hoje dissermos ao Senhor Jesus vou viver o evangelho pra valer, se andarmos neste principio de ser luz com certeza brilharemos e a nossa nação verá, nossa família verá, amigos e parentes verão e glorificarão a Deus.  E cumpriremos o nosso papel como Igreja que anda dando sabor à vida das pessoas e levando luz aqueles que andam em trevas.
 

Pr. Andre Luiz (Sermão ministrado na Igreja Batista do Calvário em 06 de junho de 2010) 




2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou uma pessoa que desejo também ser sal, porque sei que estou no caminho certo, que só jesus cristo é que pode temperar a nossa vida e nos concervar o equelíbrio, seja fisico ou espiritual, pois só ele é o caminho que leva a deus o nosso pia, aprendi um pouco mais com este ancinamento que deus abençoe pr andré.

Anônimo disse...

Meu nome é Luiz eduardo da Fé Braga, sou da igreja quadrangular,e gostaria de te-la como amigo no meu orkut que é eduardobraga@yahoo.com.br, minha cidade é Dilermando de Aguiar, estou no aguardo pr e que deus lhe dê vitória e muita benção, fique na páz do senhor.