terça-feira, 29 de setembro de 2009

Carregados da sua presença.



O profeta Amós recebe a mensagem de Deus através de visões a respeito de Israel que esta sendo governada pelo rei Jeroboão e Judá pelo rei Uzias, dois anos antes do terremoto, terremoto este confirmado pelo profeta Zacarias(14:5) que alguns estudiosos dizem que foi um Juízo de Deus contra o pecado de Uzias em assumir funções Sacerdotais, pois usurpou prerrogativas que cabiam apenas aos sacerdotes, pois o altar do incenso ficava perante o véu que impedia o acesso ao santos dos santos e só o sacerdote pela manhã e ao entardecer podia tocar nestas coisas. (2Cron. 26.16-23) “... Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus. Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressadamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira. Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra. Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amós, o escreveu. E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com eles no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar...”
Amós morador de Tecoa vila que ficava a 16 kilometros de Jerusalém, recebeu uma chamada direta de deus para sua obra (Amós 7:15) “... Mas o SENHOR me tirou de seguir o rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel...”.
A ocupação de Amós era uma criada de ovelhas e semelhante, pregou num período de idolatria e corrupção em todos os níveis, o texto que retrata a condição de Israel é este (Amós 5:12) “... Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta...” e uns dos grandes apelos da profecia de Amós era, (Amós 5:6) “... Buscai ao SENHOR, e vivei...”, porém há uma promessa de restauração a Israel, e é sobre restauração estaremos falando nesta noite.
O verso 11 de Amós 9 diz “...Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade...”
· Tornarei a levantar (Levantarei)
· Repararei as suas brechas (Repararei)
· Edificarei (Restaurarei)

Este texto é futurístico, e um estudo exegético vai nos levar ao milênio e a escatologia bíblica, mas quero usá-lo nesta noite, não menosprezando o seu cunho real, porém demonstrar a obra de Deus em um Israel que precisa ser restaurado, curado e santificado para se encontrar com o Senhor.

1. Tornarei a levantar (Levantarei)

O primeiro passo que Deus dá e no sentido de levantar, quando lemos tornarei levantar ou levantarei, nos dá a idéia de algo que esta caído, algo que esta prostrado, algo que não esta de pé, e sempre o Senhor nos motiva a estarmos de pé, e não prostrados em determinadas situações, pois para nada serve um servo prostrado senão para viver choramingando, e reclamando da vida, pois será que levando uma vida prostrado diante dos problemas, reclamando da vida murmurando se queixando vai nos levar a algum lugar senão cada vez mais nos afundando, aprenda a se prostrar apenas para adorar a Deus. Deus quer levantar casamentos caídos, Deus quer levantar ministros caídos, Deus quer levantar homens e mulheres frustrados, Deus quer levantar profetas que não tem mais coragem de profetizar, Deus quer levantar gente desacretidada, Deus quer levantar gente que não sonha mais, Deus quer levantar pessoas que não tem mais prazer de viver, Deus quer levantar gente que não acreditam mais na promessa de Deus “... Eu e a minha casa serviremos ao Senhor...”, Deus quer levantar gente desmotivada, Deus quer levantar para que vejam a sus glória a sua mão poderosa sobre a sus vida, Deus quer te levantar profeta para profetizar na sua vida e para vida de outros.
Se for coragem que te falta peça a Deus que ele dá, se é ousadia que te falta peça a Deus que ele dá, se é fé que te falta peça a Deus que ele dá, se é sonhos que te falta peça a Deus que ele dá, se é unção que te falta peça a Deus que ele dá ele quer te levantar, fica de pé e receba um impulso de Deus para sua vida, saia desta meu irmão quem muito murmura, quem muito reclama, que vive prostrado dizendo coitadinho de mim dificilmente chega a algum lugar, porque Deus gosta de gente com fé, que acretida nas sua promessas. Porém nós somos frágeis e esmorecermos, porém Deus quer nos levantar, Jesus nos ensina “... Tende bom Animo...”.

2. Repararei as suas brechas (Repararei).

Não que isto seja a regra de Deus, pois quem somos nós para dizer o que Deus deve fazer primeiro, mas o texto nos induz a dizer que o segundo passo e reparar as brechas, e isto Ele indiretamente conta conosco, pois Ele vai nos indicar quais são as brechas e nós temos que nos apressar para repará-las. Se for falta santidade busque santidade, se é amizade plante amor, se é sabedoria, busque, pois Deus dá a quem pede, seja longânime, tardio em ira-se, se o Senhor pede fale menos ouça mais, porque o falar e prata e o ouvir é ouro se discipline, Ele quer reparar as brechas, Ele quer nos ver santo, o Senhor que avivar a sua Obra, o Senhor quer Avivar os seus Servos, mas é preciso reparar as brechas.

3. Edificarei (Restaurarei) como nos dias da antiguidade.

O profeta trazia uma palavra de restauração para Judá e Israel, restauração esta que resultaria de uma vida devocional na presença de Senhor, cantamos nesta noite que somos a Arca da Nova Aliança, pois carregamos a presença de Deus, o nome de Amós que dizer “... Carregado ou carregador de fardos...” Jesus disse que o seu fardo é leve e o jugo é suave e faz um convite “... vinde após mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...” Um Homem restaurado uma mulher restaurada diz com convicção que é a arca da Nova Aliança, o Senhor nos convida a sermos esta Arca, ministrando Graça, cura vidas, e ministrando a presença de Deus. Ele que nos restaurar, Ele quer se derramar em nós, Ele quer restaurar a Aliança que foi selada com o Sangue de Jesus na Cruz do Calvário, Ele quer te restaurar por inteiro, Ele nos quer na sua totalidade, vinde sem demora se sujeite ao Senhorio de Cristo.

Nenhum comentário: